Serviços

A ACS Laboratórios | Divisão Ambiental realiza análises em diversos tipos de amostras, integrando a experiência e a agilidade que você precisa para desenvolver os estudos necessários para a gestão ambiental e da qualidade de sua empresa, empreendimento, comércio ou indústria. Realizamos também serviços de amostragem, preservação de amostras, análises em campo, de acordo com metodologias, normas e legislações nacionais e internacionais.

ANÁLISE DE ÁGUA SUPERFICIAL – Resolução CONAMA Nº 357/2005

A análise de água superficial investiga alterações nas características físicas, químicas e biológicas da água superficial, recursos hídricos acumulados em superfícies como riachos, rios, pântanos e lagoas. A análise de água superficial estuda fatores como a qualidade da água no descarte de efluentes nos corpos d’água.

O desenvolvimento econômico gera uma exploração dos recursos naturais cada vez mais intensa, o que pode levar ao seu esgotamento. Sendo assim, é necessário evitar problemas causados pelo descarte de resíduos no meio ambiente.

Um dos principais problemas dos países em desenvolvimento é a destinação final dos resíduos domésticos e industriais, que acarretam inúmeros transtornos como a contaminação das águas superficiais e demais recursos, tendo consequência direta na saúde do ser humano.

A intervenção antrópicas, resultante da ação humana, é o fator mais significante que causa impacto na qualidade da água, alterando a sua quantidade e modificando as suas características naturais.

ANÁLISE DE ÁGUA SUBTERRÂNEA – Resolução CONAMA Nº 396/2008

Realizar a análise de água subterrânea se faz necessário sempre que houver um poço, seja ele artesiano, semi-artesiano, caipira ou mesmo cacimba, pois é de extrema importância conhecer a água que se consome.

Quando se perfura um poço, é necessário fazer a regularização do mesmo junto com os órgãos regulamentadores, através da outorga de direito de uso dos recursos hídricos. Para a obtenção da outorga é necessário a realização de análise de água subterrânea conforme a Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde de 12 de dezembro de 2011, de acordo com os parâmetros descritos nos Anexo I, Anexo VII e Anexo X, incluindo o ensaio pH. Essa análise de água subterrânea contempla diversos parâmetros, incluindo compostos inorgânicos, compostos orgânicos, agrotóxicos e etc.

ANÁLISE DE EFLUENTES – Resolução CONAMA Nº 430/2011

A análise físico química de efluentes deve ser feita sempre que houver um despejo, seja ele na rede coletora de esgoto ou no manancial. A frequência quem estabelece são os órgãos fiscalizadores, através das licenças concedidas, determinando o intervalo e a frequência das análises, bem como os parâmetros que serão feitos.

Os parâmetros utilizados na análise físico química de efluentes, são estabelecidos de acordo com a legislação requerida, bem como os limites para cada um deles, respectivamente.

Segundo a Resolução no 430 do CONAMA, de 13 de maio de 2011, alguns dos parâmetros da análise físico química de efluentes são esses: pH, temperatura, materiais sedimentáveis, óleos e graxas (sendo eles óleos minerais, vegetais e gorduras animais), materiais flutuantes, DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), e entre outros compostos orgânicos e inorgânicos.

ANÁLISE DE SOLO – Resolução CONAMA Nº 420/2009

A amostragem e análise de contaminação do solo é realizada nas etapas de identificação e reabilitação de áreas contaminadas e tem o objetivo de constatar se há a necessidade de realizar ações corretivas de remediação ambiental.

As análises químicas de contaminação são procedimentos utilizados principalmente em:

Laudo de Passivo Ambiental e/ou Investigação Ambiental Confirmatória;
Investigação Detalhada;
Projetos de Remediação;
Monitoramento Ambiental.
ANÁLISE DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS

Executamos análises em agrotóxicos para verificação da presença do ingrediente ativo e sua concentração. A divisão agroambiental, com o objetivo de fornecer os melhores serviços garantindo a qualidade e a confiabilidade dos seus resultados trabalha seguindo metodologias atuais de acordo com a NBR 14029 que dispõe sobre Agrotóxicos e Afins – Validação de Métodos Analíticos utilizando padrões de referência certificados. O controle de qualidade de defensivos agrícolas se faz necessário devido ao relevante aumento de adulterações e falsificações dos mesmos.

Entre em contato conosco e saiba os ingredientes ativos analisados pelo nosso laboratório.

Para saber mais sobre as nossas análises
Ligue para (62) 3095-3575 | 9 8284-1200 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.